terça-feira, junho 20

A tecnologia no meio jornalístico

  A evolução tecnológica e o aumento significativo do acesso da população à internet mudou totalmente os hábitos e o comportamento social, obrigando os veículos de comunicação a inovar os métodos de produção da notícia e entretenimento. Diferente dos métodos mais tradicionais, a notícia passou a ser transmitida em tempo real e na maioria das vezes com auxílio audiovisual, proporcionando ao público conteúdos muito mais completos e interativos.
Essa nova versão, mais profunda e interativa nos meios de comunicação fez com que os métodos mais tradicionais, como o jornal e o rádio perdessem grande espaço no mercado, obrigando-os a inovar nos métodos de produção de conteúdo, incorporando a internet a esta nova fase do jornalismo.
E com o surgimento da internet, surgem as redes sociais, que vem se tornando cada vez mais populares no mundo, abrigando desde a velha guarda até a esta nova geração. Veículos como o Facebook. Twitter, instagram, snapchat e whatsapp tornaram-se os mais queridos entre o público no mundo inteiro. Desde então, uma nova porta abriu-se para o universo jornalístico: A notícia, que antes tinha o alcance regional, ou nos casos dos veículos de mais sucesso, nacional, agora ganha proporção mundial, permitindo ao leitor interagir com o jornalista, resultando em um feedback instantâneo.
Várias ferramentas são usadas atualmente para facilitar essa interação entre os métodos jornalísticos tradicionais e as redes sociais. Grandes veículos jornalísticos usam esta interação como forma de chamar a atenção do leitor, como por exemplo, a Folha de São Paulo, que possui conta no Twitter e posta em tempo real links com trechos das notícias mais recentes


O Jornal usa a ferramenta para chegar mais perto do leitor, trazendo a notícia ao alcance do leitor, sem que ele precise buscar por ela, basta simplesmente “curtir” a página e ter todo conteúdo.
Já o jornal Zero Hora apostou no humor dos famosos “memes” para explicar o processo de Impeachment sofrido pela presidenta Dilma Roussef em 2 de dezembro de 2015. A Zero Hora aposta numa abordagem muito mais moderna do que usada no jornal Folha de São Paulo, ela usa uma linguagem muito menos “séria” e de fácil compreensão . Também usa o humor para chamar a atenção do leitor, usando uma abordagem totalmente diferente das dos demais veículos, tornando-se um dos vídeos mais acessados da história deste jornal digital.
Com uma conta no aplicativo Instagram, o site G1.com de domínio da Rede Globo de Televisão usa a predominância audiovisual (característica do aplicativo) como um meio de chamar atenção do leitor. Vídeos de ate 40 segundos com trechos de reportagens ou “chamadas” para o jornal televisivo da emissora. Com pouca escrita e muito conteúdo visual, com foco no publico que não tem tempo ou não gosta de ler matérias extensas e está sempre com smartphone ao seu alcance, já que o aplicativo foi criado especialmente para ser usado em celulares e smartphones.

Mas independe do estilo ou ferramenta utilizada, é fato que o jornalismo vem cada vez mais inovando e buscando novas formas de chegar ao leitor, seja impresso, online, transmitido via emissora de rádio ou televisão, levando a informação sempre ao alcance do público.

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